Porto da Cruz
Nomes atribuídos, pelos primeiros exploradores, aquando do seu povoamento: Porto da Cruz, S. Roque do Faial e Faial, constituindo a Costa Nordeste da Ilha a 35 Km do Funchal. São freguesias rurais, rodeadas de grandes cadeias montanhosas, incluindo a Penha D’Águia – um morro de pedra acinzentado que se ergue junto ao mar, com 580 metros de altura, onde se estendem largos e belos horizontes e que, ao longo dos tempos, tem marcado a paisagem e o cartaz turístico desta zona.
Se antigamente era uma extensa fazenda de açúcares, hoje em dia é um local de produção de vinho, de produtos hortícolas e frutos tropicais, sendo inclusivé uma das suas principais características o vinho americano e a anona. Actualmente, são freguesias que contam com cerca de 7000 habitantes, grande parte das quais se ocupam única e exclusivamente da agricultura. Pouco mais do que o vinho e os frutos tropicais constitui fonte de receita para esta população. Assumindo a actividade agrícola a principal cultura da terra, instituiu-se o cartaz turístico – Festa da Uva e do Agricultor e Festa da Anona, no roteiro das festas regionais constituindo, não só uma homenagem à labuta agrícola do povo, como também uma forma de levar o nome das freguesias além fronteiras. Além destas Festas é motivo de visita a muitos transeuntes as Festas Religiosas nos meses de Agosto e Setembro, cujos oragos são a Senhora da Guadalupe no Porto da Cruz, S. Roque em S. Roque do Faial e a Senhora da Natividade no Faial.
No que diz respeito a infra-estruturas e serviços, existe uma agência bancária; pré-escolares; escolas do primeiro ciclo; uma escola básica; posto de correios; farmácias; centros de saúde; oficinas de assistência mecânica; campo de futebol; centro cívico; zonas balneares e pista de Karting.
O comércio local vai ganhando espaço, existindo infra-estruturas turísticas, vários estabelecimentos comerciais – pequenos supermercados, restaurantes, snackbares e mercearias.
Como pólos de atracção turística e local e aliado às festividades temos o litoral com as suas zonas balneares e a montanha com os percursos pedestres, entre eles o da Levada do Castelejo, o da Boca do Risco, o da Portela até ao Ribeiro Frio e o da Penha d’Águia.